Tudo que um fotógrafo deve saber

Matérias sobre Fotografia 
(toda semana uma matéria nova com conteúdos que todo fotografo precisa saber)

  • Quem é o Sensor da câmera fotográfica (O substituto do negativo) / Classificação das câmeras Digitais
  • Porquê possuir uma "DSLR" 
  • Distância Focal
  • Zoom Ótico ou Digital
  • Nomenclatura das Objetivas Canon e Nikon



        Quem é o Sensor da câmera fotográfica 
 (O substituto do negativo)
E a classificação das câmeras Digitais

O sensor, ou parte da câmera fotográfica Digital que substitui o negativo, pode ser basicamente de dois tipos. CCD ou CMOS.
A primeira parte do sensor, e talvez a mais importante, é a placa de pixels. O pixel substituto do grão do negativo é a menor parte dessa estrutura ou placa, onde dispostos em linha são capazes de receber informações óticas e converter-las em eletricidade para posteriormente gerar o sinal digital. (ver Captura Digital).
No sensor a luz é convertida em eletricidade e os impulsos elétricos gerados precisam sensibilizar os pixel. No caso do sensor CCD os impulsos elétricos sensibilizam os pixels de forma ordenada e sequencial, ou seja, para chegar ao ultimo é preciso ter passado por todos os outros, cada um de uma vez.
No sensor CMOS os impulsos elétricos sensibilizam todos os pixels ao mesmo tempo resultando em uma captura mais ágil. A maioria das DSLRs hoje possuem sensor CMOS.

Um negativo comum possui uma dimensão física de 24x36mm, então nada mais comum que o sensor, ou melhor a placa de pixels possuir o mesmo tamanho. Mas é justamente ai que o bolso do consumidor encara o problema. Uma câmera Digital que possui um sensor 24x36mm, nova, hoje custa em média R$ 6 mil, a mais barata, sem objetiva, quando o interessado em possuí-la ainda deve adquirir uma boa objetiva para conseguir fotografar. É importante levar em consideração que uma lente para esse tipo de equipamento é muito mais cara por possuir qualidade superior as outras. O fato é que essas câmeras oferecem mais qualidade e resolução que as demais. A câmera digital com um sensor que possui tamanho de 24x36mm  é conhecido como FULL FRAME.
Agora vamos ao problema dos fornecedores. O que você imagina ser a maior parte do mercado fotográfico? Tanto na hora da venda de equipamentos quanto na hora de revelar fotos. O publico amador ou o profissional ? 
Justamente, existem muito mais amadores do que profissionais, e a diferença de volume é considerável. Hoje é difícil encontrar um laboratório que sobrevive apenas de revelações para profissionais, o consumidor  amador compõe boa parte do segmento fotográfico atual. A questão em jogo é a seguinte, qual o amador que quer iniciar na fotografia e gasta a média de R$ 8 mil entre câmera e objetiva? Na verdade eles existem, mas são poucos.
A solução foi inventar um sensor menor, e assim reduzir o custo do equipamento. Os sensores conhecidos como APS-C ou até mesmo os APS-H (Aqui referidos apenas como APS) são opções para se iniciar na fotografia e reduzir os custos. Mas nem tudo são flores e como sempre na fotografia, ganhamos de um lado e perdemos do outro. O sensor APS possui 15x23mm de dimensão para o APS-C e 19x28mm para o APS-H. O problema é simples, tamanho versus quantidade de pixels. Vinte pedras ocupam um copo de determinado tamanho  ate a borda, em um copo menor não cabe a mesma quantidade de pedras. Trocando o pixels pelas pedras e o sensor pelo copo fica fácil de entender que resolução é igual quantidade de pixels e o tamanho do sensor. Logo o sensor FULL FRAME trabalha com quantidade maior de pixels e por esse motivo possui uma resolução superior ao APS. Mas não acaba ai, outras vantagens diferenciam as características das câmeras como por exemplo a durabilidade do material com que são produzidas e a quantidade de disparos que a câmera pode efetuar antes da primeira manutenção.
Voltando ao tamanho do sensor de forma precisa. Confira na imagem.

As câmeras DSLR podem ser diferenciada segunda algumas definições básicas.

OBS: A Nikon Classifica as câmeras FULL FRAME como FX e as APS como DX.
Na Canon a classificação fica em Mak para FULL FRAME.

Câmeras de entrada: Sensor APS-C / Corpo frágil
Exemplos: CANON T2I e T3I / NIKON D3000, D3100, D5000 e D5100

Câmera de médio porte: A soma do sensor APS e o corpo com características profissionais.
Médio porte Simples: Sensor APS-C / Corpo resistente
Exemplos: CANON 50D e 60D  / NIKON D90

Médio porte avançada: Sensor APS-C ou APS-H / Corpo resistente
Exemplos: CANON 7D EOS 1D Mark IV/ NIKON D7000 e D300s

Câmeras Profissionais: Sensor FULL FRAME / Corpo mais resistente
Exemplos: NIKON D700, D3S e D3X / CANON EOS 5D mark II, EOS 1Ds Mark III e 


É importante lembrar que independente da câmera quem define a imagem é o fotógrafo com olhar e sensibilidade.


Porquê possuir uma "DSLR" ?



Para iniciar é sempre bom deixar claro que a câmera não fotografa, quem fotografa é o fotógrafo, sendo assim sempre será possível fazer boas fotos independente do tipo de câmera que estiver utilizando. Porem para um melhor desempenho é importante que a câmera ofereça uma boa quantidade de recursos manuais, oferecendo a fotógrafo autonomia sobre o processo. Outro ponto importante é a velocidade em que a câmera responde aos comandos, sobre tudo o disparo. Dentre os diversos tipos de câmeras fotográficas amadoras se destacam as que possuem uma boa quantidade de recursos, a Canon esta no topo dessas câmeras com os modelos da linha G. Tanto a G10 quanto G11 e G12 trazem uma quantidade interessante de recursos manuais para o domínio da fotografia. Dentre essas câmeras se destaca principalmente o problema de tempo de disparo, que costuma ser lento, afinal quem nunca tentou fazer uma foto de movimento com essas pequenas e acabou frustrado por não conseguir enquadrar o objeto fotográfico como desejava.
Para ficar mais claro. As câmeras que fotografamos olhando direto pelo visor de LCD oferecem um atraso de imagem devido ao processo de captura digital.
Ao apontar a câmera para um objeto a informação óptica captada pela lente e projetada sobre um sensor (parte da câmera que substitui o negativo, posicionada atrás da lente)

                                                                     Sensor

 que converte a informação óptica,  luz, em eletricidade, esses impulsos elétricos devem sensibilizar cada pixel (O pixel é a menor parte da imagem, uma imagem digital é formada por quadrados minúsculos chamados de “pixel” onde se encontram valores de cor. Nesse caso temos o RGB (vermelho, verde e azul) como cores primarias da fotografia, pois trabalhamos com cor luz, se pensarmos em cor pigmento, ou seja impressões gráficas trabalharemos como CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). Ou seja cada pixel possui uma cor entre  vermelho, verde ou azul, a partir dessas cores podemos, através de misturas obter as outras tonalidades. Um MP ou um megapixel é igual a um milhão de pixel, ou seja uma câmera de 6MP possui 6 milhões de pixels com cores variadas em RGB). A sensibilização dos pixels por eletricidade gera o sinal digital que deve ser projetado no LCD da câmera onde vemos a imagem. Resumindo, uma captura digital ocorre em 03 (três) fases, Optica-elétrica-Digital .



 O tempo que essa imagem leva para se formar no LCD nos faz perder o tempo do objeto fotográfico. 
Diante dos problemas citados vemos porque as  DSLR ( DIGITAL SINGLE LENS REFLEX) reinam no universo da fotografia profissional. As câmeras de negativo que possuíam sistema reflex, ou seja, a imagem era vista através de um jogo de espelhos eram conhecidas como SLR, portanto esse “D” se deve apenas a era digital. O “S L” ou single lens trata de uma câmera de uma única lente onde o fotografo vê o que esta fotografando por dentro de sua objetiva. O mais importante o “R” sistema REFLEX,  garante uma interação direta com o fotografado podendo o fotografo díspar a câmera no instante exato e captar a imagem sem perda de tempo.
A captura digital obviamente existe nas DSLRs, mas apenas após o clique.




Para concluir, uma câmera DSLR se destaca das demais por proporcionar as seguintes vantagens.


  •  Velocidade de disparo
  •  Recursos manuais completos
  •   Troca de objetiva.
  •   Tecnologia elaborada para situações variadas na fotografia
  •  Peso e empunhadura correta.

Objetivas e Distância Focal


                                                                                                               

Uma câmera fotográfica é dividida entre corpo e objetiva. Nesse texto trataremos da objetiva.

Objetiva = Conjunto de lentes

A Distância Focal é a distância medida em milímetros do orifício até onde a imagem é projetada em uma câmera fotográfica (geralmente os números estão expostos no tubo da objetiva).

 É um dos componentes mais importantes de uma objetiva, junto com o “diafragma". Quando citamos que uma objetiva é 18-200mm ou 18-55mm estamos falando que a distância focal pode variar entre 18mm e 200mm ou 18mm e 55mm.
Uma câmera fotográfica é basicamente formada por uma caixa vedada a luz. Abre-se um pequeno orifício em um dos lados por onde a luz refletida de um objeto deve passar e pronto temos o principio da câmera fotográfica.
A visão funciona de forma semelhante, a luz incide sobre o objeto e este a reflete, o olho capta essa luz refletida e assim se forma a imagem sobre a retina.

A distância desse orifício até onde a imagem deve ser projetada se chama distância focal,
Existe objetiva classificada como fixa e zoom. A fixa é a objetiva que possui apenas uma distância focal, já a objetiva zoom possui mais de uma distância focal.   

As objetivas são classificadas de diversas formas, mas a divisão básica se resume a 03 (três) características, são elas:                   

                         Tele-objetiva (Toda objetiva com  distância focal superior a 50mm)
                                Normal (Objetiva com distância focal igual  50mm)
                             Grande-angular  (Toda objetiva com distância focal menor que 50mm)

Para entender melhor é preciso saber que existe uma divisão básica entre as câmeras fotográficas também, são elas:
Câmera de pequeno formato
Médio formato 
Grande formato

A divisão das câmeras é dada de acordo ao tamanho da superfície onde a imagem é projetada. Entre as de pequeno formato, o alvo dos nossos estudos pela fluidez e popularidade, possui uma superfície retangular de 24mm x 36mm (São as câmeras DSLR mais comuns no universo profissional - Digital ou Químico- conhecidas como 35mm).

característica principal da imagem fotográfica ou do desenho é dada por sua formação bidimencional, onde apenas 02 (dois) planos são evidentes, existe uma relação de profundidade entre o primeiro e o segundo plano, que nos possibilita enxergar a distância entre os objetos. A essa relação de profundidade na imagem se da o nome de perspectiva, as objetivas interferem diretamente nessas relações.
Todo objeto que se encontra mais distante do nosso olho se torna menor, esse é o efeito da perspectiva. Ela esta presente no nosso dia-a-dia e utilizamos sem saber muitas vezes, por exemplo na hora de atravessar uma rua com carros, apenas sabemos que é possível passar sem ser atropelado pelo tamanho do carro, quanto menor ele for mais distante ele está.

Em uma objetiva com distância focal de 50mm (Normal)  mantém uma relação real com a perspectiva reconhecida pelo olho humano. Os objetos dentro de uma imagem fotografada por uma objetiva normal tem proporções reais e normais pois 50 mm é aproximadamente a diagonal da superfície de uma pequena formato 35 mm. (a diagonal verdadeira esta mais próximo de 43 mm que é arredondado pelos fabricantes para 50mm). 

Em uma objetiva com distância focal menor que 50mm  (grande angular) os elementos são pequenos em relação ao retângulo, posto que 50mm é aproximadamente a diagonal da superfície qualquer valor menor será também menor que a diagonal do retângulo ou da superfície.



Em uma objetiva com distância focal maior que 50mm (tele-objetiva) os elementos são grandes em relação ao retângulo, posto que 50 mm é aproximadamente a diagonal da superfície qualquer valor maior que 50mm será maior que a diagonal do retângulo ou da superfície.
                                  

Tendo em vista que o objeto principal pode ter o mesmo tamanho em qualquer distância focal devido a proximidade ou afastamento da câmera, essa regra só vale para os outros objetos que não o principal.

EX:
    Tele-objetiva
Grande-angular 


Outra característica das objetivas é o ângulo de visão. Para estudar essas características propomos um exercício. Vá até uma janela mais próxima de você. A janela será o orifício e você será a superfície, a paisagem então simula o objeto a ser fotografado. Para simular uma grande-angular fique próxima a janela, dessa forma a distância entre a superfície (você) e o orifício (a janela) será curta e similar a uma Grande-angular.  Vá se afastando  passo a passo e observe a paisagem (objeto fotográfico), repare que  a cada passo conseguimos ver menos objetos pela janela, simulando assim uma tele-objetiva pois estamos aumentando a distância entre o orifício e a superfície. Dessa forma observamos que quanto maior a distancia focal menos objetos vemos assim temos um close-up do objeto, ou seja uma objetiva quando da o zoom óptico não se aproxima do objeto, e sim afasta a superfície do orifício.

Resumo:

Uma objetiva 50mm é Normal e oferece uma imagem com perspectiva (relação entre o primeiro e o segundo plano) proporcional ao olho humano.
Uma objetiva menor que 50 mm é Grande-Angular e oferece uma  perspectiva alterada, pois a distância entre o primeiro e o segundo plano parecem maior que o real e também possui um ângulo de visão maior.
Uma objetiva maior que 50 mm é uma Tele-Objetiva e oferece uma perspectiva alterada também,  pois a distância entre o primeiro e o segundo plano parecem menores que a real. Também possui um ângulo de visão fechado.

Zoom é qualquer objetiva que possuir mais de uma Distância Focal.


Zoom Ótico ou Digital ?



Seguindo nossa matéria anterior sobre distancia focal, vamos abordar uma questão polemica entre fotógrafos de câmera compacta e até alguns profissionais:
 ZOOM óptico ou digital ?

Primeiro é importante compreender a caracterisca de cada um deles. O zoom óptico trabalha normalmente através da distancia focal ( Distância Focal ) afastando o orificio da superfície onde a imagem deve ser projetada.


O zoom digital trabalha como um manipulador de imagem, ao acioná-lo ele corta a parte da imagem que o fotografo deseja, e depois estica a imagem para cobrir o LCD, ou seja se a câmera esta produzindo uma imagem de 10MP após o uso do zoom digital a utilização sera apenas dos pixels existentes em uma determinada areá da imagem.




A queda de resolução fica clara no exemplo acima. Se a parte onde o fotógrafo se encontra possui apenas 3 MP a imagem dele com zoom digital vai possuir apenas os 3 MP mesmo que o tamanho da imagem continue a ocupar todo o LCD.



Nomenclatura das Objetivas

Nessa matéria esclarecemos que siglas são aquelas na sua lente que o vendedor enfatizou tanto. Afinal que diferença faz se a lente é IS ou USM. Para facilitar essa compreensão estamos disponibilizando um dicionario de objetivas.

*NIKON*

DX= Objetivas para câmeras de entrada e médio porte APS.
FX= Objetivas para câmeras profissionais FULL FRAME.
N= Tratamento com Nano Cristal que reduz o flare, ou a luz incidente que entra na objetiva, mesmo com para-sol.
AF-S = Sistema de focagem embutido que agilizam o autofoco. 
D e G = Lentes autofoco que informam ao corpo a distância entre a câmera e o assunto. 
G= As lentes tem o diafragma controlado eletronicamente e não possuem o anel para contração mecânicas por isso não são utilizadas em câmeras manuais antigas.
ED = Oferecem ganhos de nitidez e minimizam interferências de cor ou aberrações cromáticas.
ASF= Eliminam anomalias ópticas.
CRC= Melhoram o foco a pequenas distâncias, muito utilizadas em objetivas Olhos de Peixe, ou super grande-angulares.
IF= Lentes com focagem interna que alteram de tamanho no processo de focalização.
DC= Controle de desfocagem no primeiro e segundo plano maior.
RF= Sistema de foco a partir dos elementos traseiros da objetiva, tornando o autofoco mais ágil.
VR= Redução de vibração para uso de velocidades mais baixas. 

*CANON*

EF= Sistema eletrônico  de informações entre a objetiva e corpo de câmera que permite rapidez de foco e controle eletrônico de abertura, identificada por um ponto vermelho nas objetivas. Essa objetiva oferece fator de corte se utilizada em câmeras de entrada ou médio porte APS.
EF-S= Produzidas para câmeras de entrada e pequeno porte, linhas EOS. Identificadas com um quadrado branco.
L= Objetivas profissionais da CANON, consideradas as melhores entre todas as objetivas Canon-canon. Identificadas por uma linha vermelha.
DO= Minimizam aberrações cromáticas ou interferências de cor.
USM= Motor de focagem ultrassônico que opera através de movimentos induzidos por vibração de alta frequência  permitindo foco rápido e silencioso. As objetivas não-L com USM são identificadas por uma linha dourada, linha ouro.
IS= Redução de vibração para uso de velocidades baixas.
UD= Correção de aberração cromática.




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